HOME MURAL ALBUM DIOCESE CNBB VATICANO FALE CONOSCO
  :: Página Inicial
  :: A Paróquia São José
  :: A Diocese
  :: Área da Criança
  :: Album de Fotografias
  :: Cidadania
  :: Colunistas
  :: Doutrina
  :: Espaço Jovem
  :: Especiais Anteriores
  :: Entrevistas
  :: Mural da Galera
  :: PasCom Informa
 
  :: Past. da Comunicação
  :: Past. da Criança
  :: Past. Familiar
  :: Past. Vocacional
  :: Past. da Acolhida
  :: Past. do Idoso
  :: Past. do Batismo
  :: Past. da Saúde
  :: Past. Litúrgica
  :: Past. Catequética
  :: Past. da Música
 
 
  :: Mãe Rainha
  :: Legião de Maria
  :: Apostolado da Oração
  :: ECC
  :: Infância Missionária
  :: RCC
 
 
 

:: Sagrado Coração
:: São Francisco
 
 
 
 
 
 

Dados históricos da
Diocese de São Miguel Paulista

A diocese de São Miguel Paulista foi criada pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, com a Bula “Constat Metropolitanam Ecclesiam”, de 15 de março de 1989, com território desmembrado integralmente da Arquidiocese de São Paulo. A instalação da Diocese e posse de seu primeiro bispo diocesano, Dom Fernando Legal, SDB, aconteceram no dia 28 de maio de 1989. Dom Fernando pastoreou a Diocese de São Miguel Paulista até o dia 02 de março de 2008 quando tomou posse o segundo  bispo diocesano Dom Manuel Parrado Carral.

Situada no extremo leste da cidade de São Paulo, a Diocese limita-se com a Arquidiocese de São Paulo e as Dioceses de Guarulhos e de Mogi das Cruzes. É a menor diocese territorial do Brasil, com aproximadamente 200 Km2. Sua população chega a 3 milhões de habitantes, sendo considerada pela ONU como a região com maior densidade demográfica do planeta.

Seu território está, eclesiasticamente, dividido em três regiões episcopais: Itaquera/Guaianases, Penha, São Miguel e catorze setores pastorais: A .E. Carvalho, Cidade Tiradentes, Itaquera, Guaianases, Artur Alvim, Cangaíba, Cidade Líder, Vila Esperança, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Jardim Helena, Silva Telles, Ponte Rasa e São Miguel.

A Catedral de São Miguel Arcanjo começou a ser construída em 1950 sendo inaugurada em 22 de agosto de 1965 e consagrada pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Carlo Furno, em 31 de maio de 1992.
Dentre os diversos bairros que formam a Diocese de São Miguel Paulista dois merecem ser mencionados mais detalhadamente, pela importância que têm na história do município de São Paulo: São Miguel Paulista e Penha de França.

São Miguel Paulista – Sede da Diocese

Muitos bairros da cidade de São Paulo surgiram da transformação de aldeamentos indígenas em povoados de colonos. Não se sabe ao certo a data da fundação da aldeia indígena que deu origem ao bairro de São Miguel Paulista. Documentos, hoje existentes, relacionam sua fundação com a extinção da Vila de Santo André da Borda do Campo em 1560 e a transferência dos colonos que ali moravam para a Vila de São Paulo de Piratininga.

Os índios Guaianases que habitavam a Vila de São Paulo, junto aos jesuítas, receberam com temor essa transferência de colonos e, parte deles, resolveu migrar e alguns procuraram uma região nas proximidades das nascentes do rio Tietê por eles denominado de Ururaí e aí construíram uma aldeia.
Anchieta não perdeu o contato com esses indígenas e fundou na aldeia de Ururaí, primeiro nome do futuro bairro de São Miguel, uma pequena capela dedicada a São Miguel Arcanjo.

Portanto, a origem do nome São Miguel deve-se ao beato José de Anchieta que ajudou a organizar o povoado. São Miguel era o santo de invocação de Anchieta e essa sua devoção era bem aceita pelos indígenas.

Como os indígenas deslocavam-se constantemente em busca de alimentos, os jesuítas procuravam inicia-los em atividades agrícolas. No final do século XVI os Guaianases cultivavam lavouras ao redor da igreja dedicada a São Miguel e, na medida em que iam obtendo os alimentos necessários, o povoado ia crescendo com a vinda de indígenas convertidos e colonos brancos.

Começa a correr a notícia de que há ouro na região. Com isso, os índios começam a perder suas terras para os colonos brancos. Os índios começam a ser escravizados para o trabalho na agricultura. Os negros africanos só chegaram mais tarde.

Consta que, entre 1620 e 1622, houve a reconstrução da capela de São Miguel que, devido a péssima qualidade da construção, estava em ruínas e precisava ser ampliada. Após a reconstrução provavelmente no mesmo lugar, a capela tornou-se símbolo da arquitetura jesuíta colonial. A reforma é devida ao Pe. João Álvares Munhoz e a Fernão Munhoz. Ela é considerada a igreja mais antiga do Estado de São Paulo dentre as ainda existentes.

São Miguel Paulista progrediu lentamente até o fim do século XVIII, quando experimentou uma certa estagnação econômica devido ao esgotamento do solo. O transporte dava-se por barcos, via rio Tietê, e por trilhas de bois que, devido ser um transporte muito lento, favoreceu o aparecimento de várias pousadas de tropeiros. Essas estradas foram de grande importância no povoamento rural e propiciou uma certa aglomeração em torno de algumas pousadas.

Em 1875, é inaugurada a Estrada de Ferro Central do Brasil mas ela não beneficiou de imediato a região. Somente em 1932 o ramal variante da ferrovia vai interligar o bairro.

A partir do século XX, com o desenvolvimento da economia cafeeira, São Miguel Paulista torna-se um importante fornecedor de madeira e lenha, extraídas de sua mata, e desenvolve a atividade das olarias, pois possuía matéria prima para a fabricação dos tijolos nas margens do rio Tietê.

Em 1935, instala-se no bairro a Companhia Nitro-Química. Com ela o bairro começa a mudar de perfil: surgem as vilas operárias e trabalhadores de todo o país, principalmente do nordeste, dirigem-se para São Miguel Paulista. A partir da década de 50, diversos loteamentos populares espalham-se pela região. Há um rápido crescimento demográfico que acontece de forma não planejada, originando-se daí diversos problemas urbanos.

Penha de França

O bairro da Penha de França tem sua origem ligada à existência de São Miguel Paulista, Tatuapé e Guarulhos, por ter sido uma região de passagem. Na primeira metade do século XVII, surgem os primeiros povoados brancos com tradição bandeirante que lá se fixaram por ser a Penha vizinha de aldeamentos já consolidados e por situar-se numa agradável colina às margens do rio Tietê. Ali faziam pouso os viajantes que iam rumo ao Rio de Janeiro, os paulistas que seguiam para as minas das Gerais.

A tradição popular atribui a origem do bairro a uma lenda conhecida como “estória do francês”: Vejamos como ela é narrada oficialmente: “Diz uma tradição popular que um devoto francês viajando de São Paulo ao Rio, levou consigo uma imagem da Virgem, que trouxera de sua pátria. De caminho pernoitou na Penha. Ao raiar do dia pôs-se a partir com toda a sua bagagem. Mas qual não foi o seu espanto quando, à noite, deu pela falta da sua imagem. Voltou incontinenti em procura do seu tesouro e encontrou-o no alto da colina, de onde pernoitara na véspera; tomou-a e continuou a viagem. Ao cair da tarde entristeceu-se ao notar a ausência da imagem; retornou novamente e verificou que a imagem se encontrava no mesmo lugar da véspera. Homem de fé profunda reconheceu, nesse fato, que a Virgem escolhera a Penha para o seu trono e morada. Construiu-lhe uma pequena capela no lugar escolhido pela mãe de Deus. A notícia correu e o povo, aos poucos, começou a venerar a imagem miraculosa, e paulatinamente o bairro começou a popular-se, de sorte que em 1796 a Penha pode ser levada à categoria de paróquia, desmembrada da Freguesia da Sé”.

Em 1668, a antiga e tosca capela foi ampliada graças aos esforços de dois padres irmãos: Mateus e Jacinto Nunes Siqueira que forneceram os meios materiais para que a reforma se concretizasse. Esses dois padres eram devotos de Nossa Senhora da Penha, que teve a sua veneração em São Paulo difundida por franciscanos e beneditinos desde 1639.

No decorrer do século XVIII o povoado foi se consolidando e se integrando à vida da cidade de São Paulo, por dois motivos principais: primeiro, porque em 1725, foi construída a estrada que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, então a principal cidade do país, e segundo, pela devoção a Nossa Senhora da Penha, que sempre era invocada por todos os paulistanos em momentos difíceis, como nas epidemias de varíola. A imagem da Virgem foi várias vezes levada em procissão ao centro da cidade, principalmente nos períodos de tribulação.

O século XIX chega com tranqüilidade. No início do século a irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos fixa-se na Penha. Com o fim do século XIX, cada vez mais o bairro integra-se à cidade a medida em que os meios de transporte vão se desenvolvendo. Com a chegada do século XX a linha dos bondes, na época um símbolo da vida moderna, chega à Penha de França e, aos poucos, o bairro foi se tornando um bairro de operários que cresceu com os novos loteamentos.

Outros bairros


O Bairro de Itaquera data de 1688 quando as margens do rio Itaquera foram dadas a Simão Fernandes Ramalho pela municipalidade. Já o povoamento de Lajeado, atual bairro de Guaianases, era mencionado como aldeia em 1802, local de pousadas de viajantes. Itaquera, por longo tempo, deve ter se mantido estagnado, mas, juntamente com Guaianases, começa a se consolidar com a construção da estrada de ferro. Vários emigrantes europeus começam a fixar-se na região, e a partir da década de 20 , do século passado, chegaram os primeiros japoneses. Nesta época houve um grande empreendimento na região, feito pela companhia comercial, pastoril e agrícola. No mesmo empreendimento foram loteadas a Vila Carmosina – hoje considerada como o centro de Itaquera, que foi destinada ao uso residencial urbano – e a “Colônia Japonesa” – loteamento destinado às atividades agrícolas e povoada por japoneses.

A área residencial ganhou importância com as olarias e a extração de pedras. A área agrícola se desenvolveu de tal forma que chegou a ser o maior produtor de pêssego da América Latina.
Hoje a região quase não apresenta propriedades agrícolas pois, estão sendo substituídas por indústrias de pequeno e médio porte. Atualmente, grande parte da área de Itaquera e Guaianases está urbanizada. A ocupação deu-se principalmente nos terrenos que ficam às margens da estrada de ferro e, a partir de 1980, deu-se um brutal crescimento populacional na região com a construção dos conjuntos habitacionais, conhecidos como COHAB’s.

Digna de nota é a existência da Igreja matriz de Itaquera, dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Ela foi construída em 1928, sobre uma colina entre os rios Jacu e Verde. Com a sua construção a Vila Carmosina passa a ser considerada como centro mais importante da região, ao em vez de Vila Santana, localizada do outro lado da estrada de ferro e que foi o centro original de Itaquera.

O bairro de Cangaíba, em meados do século XVII, fazia parte do povoado de São Miguel Paulista. Depois foi desmembrado para integrar o território da Penha de França, tornando-se sub-distrito em 1964.

O bairro de Ermelino Matarazzo localiza-se na maior parte da antiga paragem de Jaguaporeruba, na várzea do rio Tietê. Já era um povoado considerável na metade do século XVII. Em 1941 é instalada no bairro uma das fábricas do grupo Matarazzo.

O bairro do Itaim Paulista era chamado anteriormente de Biacica e remonta a 1610. Consta que em 1621, essas terras pertenciam aos padres Carmelitas, estando documentado que em 1682 já existia no local uma capela em honra a Nossa Senhora de Biacica, que não existe mais. Com a estagnação econômica do século XVIII a Ordem se desinteressou por essas terras e acabou por perde-las.

O bairro da Ponte Rasa, foi assim denominado porque em 1924 ao ser construída a estrada São Paulo – Jacareí, foi construída sobre o rio que passava no local uma pequena ponte que apresentou problemas técnicos. Quando chovia, era quase impossível passar pela ponte, daí a denominação de “Ponte Rasa”.

Esse breve histórico nos permite perceber que os bairros da Zona Leste que se localizam após o rio Aricanduva e que formam a Diocese de São Miguel Paulista tem origem histórica comum, em que a presença e a ação da Igreja Católica Apostólica Romana são marcantes como força dinamizadora.

Informações Gerais

Bispo Diocesano
Dom Manuel Parrado Carral

Residência:
Rua José Dias Miranda, 100
São Miguel Paulista
08011-020
São Paulo – SP
Tel./ Fax.: 0xx11 2297-6851 / 2297-0539
e-mail: smigueld@terra.com.br

Bispo Emérito
Dom Fernando Legal, SDB

Rua Doutor Alarico de Toledo Piza, 635 - Vila Silva Telles
08110-180 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2156.9447
e-mail: fernando.legal31@hotmail.com

Cúria Diocesana
Travessa Guilherme de Aguiar, 40 - São Miguel Paulista
08011-030 – São Paulo – SP
Tel./fax: (11) 2297.8611
Fax: (11) 2297.3953
e-mail: diocesesaomiguel@terra.com.br
site: www.diocesesaomiguel.org.br

Secretariado de Pastoral
Travessa Guilherme de Aguiar, 40 - São Miguel Paulista
08011-030 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2297.6682
e-mail: diocesesdp.pastoral@hotmail.com

Catedral São Miguel Arcanjo
Pároco: Pe. Geraldo Antonio Rodrigues
Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 11
08011-010 - São Paulo - SP
Tel: (11) 2031.9785 / 2032.4160
e-mail: catedral@catedralsaomiguel.org.br
site: www.catedralsaomiguel.org.br

Seminário
Seminário Diocesano de São Miguel Paulista
Reitor: Pe. Silvio Pereira de Castro
Vice-Reitor: Pe. Roberto Vieira Silva
Rua Oliveira Freire, 466 - Parque Paulistano
03632-030 - São Paulo - SP
Tel.:
(11) 2058.0003

Casa de Formação do Propedêutico
Diretor: Pe. Eduardo Nery Nunes
Vice-Diretor: Pe. Edvaldo Oliveira Silva

Escola Diaconal
Diretor:
Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, 11 – fundos - São Miguel Paulista
08011-010 – São Paulo – SP
Tel.:
(11) 2031-5107

Instituto Diocesano de Teologia São Miguel Arcanjo
Diretor: Pe. José João da Silva
Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 11 - fundos - São Miguel Paulista
08011-010 - São Paulo - SP
Tel.:
(11) 2031.5107

Presença Missionária
Pe. Wetemberg Aires de Oliveira
Diocese de Porto Nacional - TO
Paróquia de Sant’Ana
Rua Elói Guimarães, s/nº
77.580-000 - Silvanópolis - TO
Tel.: (63) 3542.1523
Pe. Marcos Moreira dos Santos
Diocese de Porto Nacional – TO
Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré
Rua São Sebastião, Q. 5 – L. 1
77.560-000 – Brejinho de Nazaré – TO
Tel.:
(63) 3521-1243
Pe. Antonio Pereira de Araújo
Arquidiocese de Paterborn - Alemanha
Missão de Língua Portuguesa
Klausenwall Str. 24
32423 – Minden - Westfalen
Alemanha

Governo Diocesano

Dom Manuel Parrado Carral Bispo Diocesano
Pe. José Pietrobom Rotta Vigário Geral Diocesano
Mons. Carlos de Souza Calazans Vigário Geral para os Religiosos
Pe. José Antonio da Silva Vigário Episcopal da Região Episcopal Itaquera/Guaianazes
Pe. Luiz José de Almeida Souza Vigário Episcopal da Região Episcopal Penha
Pe. Edílson de Souza Silva Vigário Episcopal da Região Episcopal São Miguel
Pe. José Hunaldo Feitosa Chanceler
Pe. Vicente Frisullo, OSsTCoordenador Diocesano de Pastoral
Pe. Joemil Guilherme de Souza Ecônomo

Conselho Episcopal
Dom Manuel Parrado Carral - Bispo Diocesano
Pe.  José Pietrobom Rotta - Vigário Geral
Mons. Carlos de Souza Calazans - Vigário para os Religiosos
Pe. José Antonio da Silva - Região Episcopal Itaquera/Guaianazes
Pe. Luiz José de Almeida Souza - Região Episcopal Penha
Pe. Edílson de Souza Silva - Região Episcopal de São Miguel
Pe. Vicente Frisullo, OSsT - Coordenador Diocesano de Pastoral

Colégio dos Consultores (Mandato de 15/03/2009 a 15/03/2014)
Pe. Antônio Gouveia de Araújo
Pe. Ataíde Rodrigues Fontes
Mons. Carlos de Souza Calazans
Pe. Edílson de Souza Silva
Pe. José Pietrobom Rotta
Pe. Maurício Ferreira da Silva
Pe. Nelson Amaro
Pe. Silvio Pereira de Castro

Coordenadores de Setor (Mandato de 02/02/2009 a 02/02/2013)
Região Episcopal Penha
Pe. Marco Antonio Longhini Barbosa - Setor Artur Alvim
Pe. Rodrigo Floco Porto - Setor Cangaíba
Pe. Dimas Martins de Carvalho - Setor Cidade Líder
Pe. Henúbio Pinto dos Santos - Setor Vila Esperança

Região Episcopal Itaquera/Guaianases
Pe. Ademir José de Souza - Setor  A. E. Carvalho
Pe. Antonio Carlos Vanin Barreiro , CSsR - Setor Cidade Tiradentes
Pe. José João da Silva - Setor Itaquera
Pe. Ricardo Silva Carlos - Setor Guaianases

Região Episcopal São Miguel
Pe. José Maria de Souza Brito - Setor Ermelino Matarazzo
Pe. Márcio Donizete da Silva Pinto - Setor Itaim Paulista
Pe. Márcio Santos Ramos - Setor Jardim Helena
Pe. Lázaro Bispo Santos - Setor  Silva Telles
Pe. Paulo Roberto da Silva - Setor Ponte Rasa
Pe. Josmar Santos Gavronski - Setor São Miguel

Conselho de Presbíteros (Mandato de 02/02/2009 a 02/02/2013)
Membros Natos
Pe. José Pietrobom Rotta
Mons. Carlos de Souza Calazans
Pe. Edílson de Souza Silva
Pe. José Antonio da Silva
Pe. Luiz José de Almeida Souza
Pe. Silvio Pereira de Castro
Pe. Vicente Frisullo, OssT
Pe. Jefferson Duílio Santana
Pe. José Hunaldo Feitosa

Membros Eleitos
Pe. Mario Sérgio Souza Prado
Pe. Luis Fernando de Souza
Pe. Jair José Rosso
Pe. Antonio Gouveia de Araújo
Pe. Lucival de Souza
Pe. Nelson Amaro
Pe. Ataíde Rodrigues Fontes
Pe. Caio César Camargo
Pe. Francisco José de Paula, SCJ
Pe. Manoel Olavo Amarante
Pe. Sérgio Carlos Brasileiro Nato
Pe. José João da Silva
Pe. Maurício Ferreira da Silva

Membros Nomeados

Pe. Paulo Sérgio Bezerra
Pe. Lealdo Dantas da Cruz

Paróquias
Região Episcopal Itaquera-Guaianases
No mapa em azul

Setor A. E. Carvalho

1. Paróquia de Sant’Ana (1964)
Pároco: Pe. Manoel Olavo Amarante
Rua Francisco Rodrigues Seckler, 536 - Itaquera
Cep: 08230-020 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2052.9503
2. Paróquia do Cristo Ressuscitado (1968)
Pároco: Pe. Jalmir Matias de Oliveira
Av. dos Campanelas, 871 - Cidade A.E. Carvalho
Cep: 08220-830 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2041.4329
3. Paróquia de São Sebastião (1995)
Pároco: Pe. Paulo Sérgio Filgueiras
Rua Paravisco, 296 - Vila Progresso
Cep: 08240-660 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2051.6425
4. Paróquia de São José (2001)
Pároco: Pe. Jorge Martins de Lisboa
Rua Flor do Caboclo, 09 - Parque Guarani
Cep: 08235-360 - São Paulo -SP
Tel.: (11) 2057.9443
5. Paróquia de Santo Expedito (2001)
Administrador Paroquial: Pe. Ademir José de Souza
Av. Ernesto Souza Cruz, 757 - Jardim Vila Nova
Cep: 08225-380 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2041.8949

Setor Cidade Tiradentes

1. Paróquia do Senhor Santo Cristo (1985)
Pároco: Pe. Ademir Bernardelli, CSsR
Vigários Paroquiais: Pe. Carlos Vitor Pinheiro da Cruz, CSsR, Pe. Antonio Carlos Vanin Barreiro, CSsR
Av. dos Têxteis, 653 - Cidade Tiradentes
Cep: 08490-600 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2964.8492
Fax. (11) 2285.5089
2. Paróquia de São José (1999)
Administrador Paroquial: Pe. José Antonio da Silva
Vigário Paroquial: Pe. José Maria Gomes Pinheiro
Rua Severino Souto Maior, 58 - Cidade Tiradentes
Cep: 08471-780 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2282.2200
3. Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (2000)
Administrador Paroquial: Pe. José Antonio da Silva
Vigário Paroquial: Pe. Walison de Jesus Vieira
Rua Francisco Pawlik, 212 - Cidade Tiradentes
Cep: 08471-110 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2285.6709
4. Paróquia de Santa Verônica Giuliani (2002)
Pároco: Pe. Sérgio Carlos Brasileiro Nato
Rua Nascer do Sol, 391 - Cidade Tiradentes
Cep: 08485-020 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2837.5819 / 3493.4765

Setor Itaquera

1. Paróquia de Nossa Senhora do Carmo (1928)
Pároco: Pe. Paulo Sérgio Bezerra
Vigários Paroquiais: Pe. Almir Ramos, Pe. Genaldo Laurindo da Silva
Rua Flores do Piauí, 170 - Itaquera
Cep: 08210-200 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2205.6270
2. Paróquia de Nossa Senhora das Graças (1964)
Administrador Paroquial: Pe. Cícero Inácio de Morais
Rua Juaçaba, 268 - Parada XV de Novembro
Cep: 08246-066 - São Paulo - SP
Tel:. (11) 2205.6871
3. Paróquia de São José Operário (1985)
Pároco: Pe. José João da Silva
Rua Daniel Mongolo, 99 - Conjunto José Bonifácio
Cep: 08250-580 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2205.7385
4. Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (1989)
Pároco: Pe. Rosalvino Morãn Viñayo, SDB
Rua Dr. Álvaro de Mendonça, 521 - Itaquera
Cep: 08215-290 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2079.7346 / 2944.8102
5. Paróquia de Nossa Senhora das Graças (1997)
Administrador Paroquial: Pe. Paulo Sérgio Bezerra
Vigários Paroquiais: Pe. Almir Ramos, Pe. Genaldo Laurindo da Silva
Rua Morro dos Olhos D’Água, s/nº - Jardim Copa
Cep: 08270-300 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2524.4449
6. Paróquia de Santo Agostinho (1994)
Pároco: Pe. Camilo Profiro da Silva, SDB
Rua Roberto Medeiros, 265 - Conjunto José Bonifácio
Cep: 08253-320 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2521.2724
7. Paróquia de Nossa Senhora do Divino Pranto (2004)
Pároco: Pe. Domingos Sávio Ferreira de Lima
Rua Prof. Leonardo Van Arker, 120 - Jardim do Carmo
Cep: 08270-500 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2521.2479

Setor Guaianases

1. Paróquia de São Benedito (1954)
Pároco: Pe. Valdir Viana
Rua Salvador Gianetti, 762 - Guaianases
Cep: 08410-000 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2557.8152
2. Paróquia da Sagrada Família (1985)
Pároco: Pe. Lealdo Dantas da Cruz
Vigário Paroquial: Pe. Elialdo Davi Vital
Rua Gal. Americano Freire, 375 - Vila Minerva
Cep: 08440-300 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2554.3100
3. Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (1985)
Pároco: Pe. Rafael Lopes Vilaseñoer, SX
Vigários Paroquiais: Pe. Leão Occhio, SX, Pe. José Maria Ribeiro dos Santos, SX, Pe. Jair Julião Ferreira, SX
Av. Dr. Guilherme de Abreu Sodré, 740 - Cohab Prestes Maia
Cep: 08490-010 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2556.7202
4. Paróquia de São Pedro Apóstolo (1997)
Administrador Paroquial: Pe. Ricardo Silva Carlos
Rua Jaraguá do Sul, 26 - Jardim São Pedro
Cep: 08420-770 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2961.0642
5. Paróquia de Nossa Senhora da Glória (1998)
Pároco: Pe. Manoel Martins Perez
Rua Feliciano de Mendonça, 76 - Jardim São Paulo
Cep: 08461-350 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2557.6692
6. Paróquia do Bom Pastor (1998)
Pároco: Ronaldo José dos Santos
Rua Jurandir Paes Leme, 227 - Jardim Centenário
Cep: 08430-380 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2514.1620
7. Paróquia de São Paulo Apóstolo (1999)
Pároco: Pe. Mauricio Ferreira da Silva
Rua José Higino Neves, 1075 - Jardim São Paulo
Cep: 08461-650 - São Paulo - SP
Tel/Fax.: (11) 2555.3970
8. Paróquia de Santa Quitéria (2005)
Pároco: Pe. Reginaldo da Silva Santos
Estrada do Lageado velho, 1206 - Guaianases
Cep: 08451-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2855.4698
9. Paróquia de São Francisco de Assis (2007)
Pároco: Pe. José Carlos Stoffel, FPM
Vigário Paroquial: Pe. Adalberto Ronconi, FPM
Rua Prof. Cosme Deodato Tadeu, 663 - Vila Ferreira
Cep: 08450-380 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2554.2005
10. Paróquia do Beato João XXIII (2008)
Pároco: Pe. José Antonio da Silva
Vigário Paroquial: Pe. Alexssandro Eduardo Ventura
Rua Cruz do Espírito Santo, 1136 – Vila Chabilândia
Cep: 08440-470 – São Paulo - SP
Tel.: (11) 2557.7969
11. Paróquia de São Francisco Xavier (2008)
Pároco: Pe. Marcelo Guedes Ferreira
Rua Rola Cabocla, 26 - Vila Cosmopolita
Cep: 08421-200 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3484.9420

Região Episcopal Penha
No mapa em amarelo
Setor Artur Alvim

1. Paróquia de Santo Antônio (1957)
Pároco: Pe. João Croimans
Rua  Itinguçu, 2620  - Vila Ré
Cep: 03658-001 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2957.3974
2. Paróquia de Santo Antônio (1958)
Pároco: Pe. Nelson Amaro
Rua Urucará, 100 - Cidade Patriarca
Cep: 03551-050 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2958.2916
3. Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (1960)
Pároco: Pe. João Moutinho de Souza
Rua Felipe Galvão, 561 - Vila Granada
Cep: 03654-020 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2957.0308
4. Paróquia de Santa Luzia (1965)
Pároco: Pe. Antônio Célio Costa Francisco, SDB
Vigário Paroquial: Pe. Mauro Maximiliano Chiarot, SDB        
Rua da Padroeira, 83 - Jardim Nordeste
Cep: 03691-130 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2045.5007
Fax: (11) 2045.5001
5. Paróquia de Santa Tereza (1966)
Pároco: Pe. Álvaro Malheiros
Rua Desembargador Rocha Portela, 929 - Artur Alvim
Cep: 03567-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2741.3318
6. Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (1990)
Pároco: Pe. Marco Antônio  Longhini Barbosa
Rua São Vitório, 469 - Vila Nhocuné
Cep: 03561-000 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2742.7835
7. Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (1994)
Pároco: Pe. Jair Coronado de Lima
Rua Alberto Flores, 465 - Jardim São João
Cep: 03558-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2749.4611
8. Paróquia de São Pedro Apóstolo (2008)
Pároco: Pe. Antonio Araújo da Silva
Rua Inês Monteiro, 297 - Parque Artur Alvim
Cep: 03568-030 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2746.8046

Setor Cangaíba

1. Paróquia de Nossa Senhora da Penha (1796)
Pároco: Mons. Carlos de Souza Calazans
Vigários Paroquiais: Pe. Silvio José Pilon, Pe. Ataíde Rodrigues Fontes, Pe. Edmilson Dias, Pe. Paulo César Gurgel Lima
Rua Santo Afonso, 199 - Penha de França
Cep: 03632-020 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2295.4462
Fax: (11) 2941-0586
2. Paróquia de Nossa Senhora de Monte Virgem (1940)
Pároco: Pe. Alberto Carlos Dourado
Rua Xamaná, 09 - Vila Santana
Cep: 03613-040 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2958.9032
Fax: (11)2684.2205
3. Paróquia do Bom Jesus de Cangaíba  (1957)
Pároco: Pe. Luiz José de Almeida Souza
Vigário Paroquial: Pe. Émerson Andrade de Lima
Rua Jacira Artacho, 47 - Cangaíba
Cep: 03716-080 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2958.6982
Fax: (11) 2682.9565
4. Paróquia de Santo Onofre (1958)
Pároco: Pe. Lúcio José  Ramos Peixoto
Rua Goma de Olibano, 270 - Engenheiro Goulart
Cep: 03717-001 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2621.3113
5. Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e São João Batista (1962)
Pároco: Pe. Antônio Pereira de Lima
Rua Pe. João, 709 - Jardim Concórdia
Cep: 03637-000 - São Paulo -SP
Tel.: (11) 2647.7500
6. Paróquia de Santo Antônio (1962)
Pároco: Pe. Carlos Augusto Oliveira
End: Rua David Mary, 90 - Engenheiro Trindade
Cep: 03703-110 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2641.7316
7. Paróquia de Santo Estevão Mártir
Pároco: Pe. Edvaldo Oliveira Silva
Rua Guilherme Rudge, 246 - Vila São Geraldo
Cep: 03608-010 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2641.7429
8. Paróquia de São Paulo Apóstolo (1995)
Pároco: Pe. Paulo Freitas Barros
Rua da Lei, 185 - Vila Rui Barbosa
Cep: 03734-150 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2957.7737
9. Paróquia de Santa Rita de Cássia (2008)
Pároco: Pe. Rodrigo Floco Porto
Rua São José do Campestre, 251 - Jardim Danfer
Cep: 03728-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2545.3561
Quase-Paróquia de Santa Terezinha
Administrador: Pe. José Maria Vega Alvarez
Rua São Panfilo, 16 - Jardim Jaú
Cep: 03730-060 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2641.0227
Santuário Eucarístico Nossa Senhora da Penha
Reitor: Pe. Ataíde Rodrigues Fontes
Colaboradores: Pe. Edmilson Dias, Pe. Paulo César Gurgel Lima
Praça Nossa Senhora da Penha, 01 - Penha de França
Cep: 03632-010 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2091.8194

Setor Cidade Líder

1. Paróquia do Cristo Redentor (1986)
Pároco: Pe. Pedro Luiz Galiani
Rua Júlio Rodrigues Meleiros, 204 - Cidade Líder
Cep: 08285-100  - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2746.7144
Fax: (11) 2749.4799
2. Paróquia de Nossa Senhora da Paz (1986)
Pároco: Pe. Dimas Martins de Carvalho
Vigário Paroquial: Pe. Paulo Roberto da Silva
Av. Maria Luiza Americano, 1561 - Jardim Nossa Senhora do Carmo
Cep: 08275-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2748.5158
3. Paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos (1986)
Pároco: Pe. Caio César Camargo
Av. Waldemar Tietz, 840 - Cohab P.J. Anchieta
Cep: 03589-000 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2741.8056
4. Paróquia de São José (1896)
Pároco: Pe. José Hunaldo Feitosa
Vigário Paroquial: Pe. Ronnie Von Ferreira de Souza
Rua Cânfora, 60 - Jardim Brasília
Cep: 03585-030 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2742.7113
5. Paróquia de Santa Terezinha (1997)
Pároco: Pe. Javier Roberto Alvarez Martinez
Av. dos Latinos, 627 - Jardim Santa Terezinha
Cep: 03572-000 - São Paulo -SP
Tel./fax: (11) 2721.9803
6. Paróquia de Santa Maria de Nazaré (2001)
Pároco: Pe. Francisco Rodrigues Pereira
Rua Fortuna de Minas, 539 - Jardim Santa Maria
Cep: 03573-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2783.5262
7. Paróquia do Divino Espírito Santo (2001)
Administrador Paroquial: Pe. Cláudio Francisco de Oliveira
Rua Andréa Feliciano, 335 - Cohab 1 J. Anchieta
Cep: 03591-020 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2749.7345
8. Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (2005)
Pároco: Pe. José Pereira da Silva
Rua Henrique Schuring, 638 – Jardim Fernandes
Cep: 03580-060 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2742.0571
9. Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (2007)
Pároco: Pe. Alexandre Pires Bernardo
Rua Ponche Verde, 584 - Jardim Bandeirantes
Cep: 03588-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2748.8294

Setor Vila Esperança

1. Paróquia de Nossa Senhora da Esperança (1930)
Administrador Paroquial: Dom Gregório M. Botelho, OSBOliv
Vigários Paroquiais: Dom  Miguel R. de Oliveira, OSBOliv, Dom Estanislau Maria Del Santo, OSBOliv
Av. Padres Olivetanos, 607 - Vila Esperança
Cep: 03648-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2957.3456
Fax: (11) 2957.2464
2. Paróquia de São Pedro Apóstolo (1940)
Pároco: Pe. José Queiróz
Rua  Moisés Marx, 848 - Vila Aricanduva
Cep: 03507-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2295.7085
3. Paróquia de São Francisco de Assis (1950)
Pároco: Pe. Devair Carlos Poletto
Praça Porto Ferreira, 48 - Vila Guilhermina
Cep: 03542-070 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2684.9027
4. Paróquia de Nossa Senhora do Belo Ramo (1957)
Pároco: Pe. Francisco José de Paula, SCJ
Vigários Paroquiais: Pe. Joseph L. J. Mirande, SCJ, Pe. Wagner dos Reis Azevedo, SCJ
Praça Dom Duarte Leopoldo e Silva, 46 - Vila Matilde
Cep: 03511-060 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2654.2813
Fax: (11) 2654.3056
5. Paróquia de Santo Antônio (1957)
Pároco: Pe. José Pietrobom Rotta
Rua Padre José Blasco, 115 - Vila Talarico
Cep: 03534-090 – São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2651.2880
6. Paróquia de Jesus Adolescente (1967)
Pároco: Pe. Henúbio Pinto dos Santos
Rua Arquiteto Heitor de Melo, 97 - Vila Eutália
Cep: 03519-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2651.4769
7. Paróquia de São João Evangelista (1969)
Pároco: Pe. Névio de Freitas Duarte
Rua Sinanduva, 223 - Vila Marieta
Cep: 03621-010 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2957.3924

Região Episcopal São Miguel
No mapa em vermelho
Setor Ermelino Matarazzo

1. Paróquia de São Francisco de Assis (1958)
Pároco: Pe. Antônio Luiz Marchioni
Rua Miguel Rachid, 997 - Ermelino Matarazzo
Cep: 03808-130 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2546.4254
2. Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (1985)
Pároco: Pe. Mário Sérgio Souza Prado
Rua César Dacorso Filho, 04 - Parque Boturussu
Cep: 03804-140 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2541.4108 (das 13h30 às 18h30)
3. Paróquia de São Pedro Apóstolo (1985)
Pároco: Pe. Antonio Carlos da Silva
Av. Antônio Louzada Antunes, 48 - Cidade Pedro J. Nunes
Cep: 08061-000 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2956.2521
4. Paróquia de São José (1995)
Pároco: Pe. João Lenildo Alves de Siqueira
Rua José Lopes Rodrigues, 495 - Jardim Matarazzo
Cep: 03810-150 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2943.6199
5. Paróquia de São Carlos Borromeu (2001)
Administrador Paroquial: Pe. José Maria de Souza Brito
Rua Antônio José Rodrigues, 41 - Jardim São Carlos
Cep: 08062-310 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2149.3102
6. Paróquia do Cristo Mestre (2004)
Pároco: Pe. Ivanildo Alves de Santana
Rua Tomás Braga, 79 - Jardim Verônia
Cep: 03816-040 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2541.0781
7. Paróquia do Cristo Redentor (2007)
Párocol: Pe. José Maria de Souza Brito
Rua Dr. Renato da Costa Bonfim, 352 - Parque Boturussu
Cep: 03805-100 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2214.7222
8. Paróquia de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão (2009)
Pároco: Pe. Alexandre Fernandes
Rua Bispo e Martins, 17 A - Jardim Keralux
Cep: 03828-110 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2214.7461

Setor Itaim Paulista

1. Paróquia de São João Batista (1957)
Pároco: Pe. Edmilson Leite Alves
Vigário Paroquial: Pe. Sizinando Jorge da Silva
Rua Rodrigo Carlos de Morais, 10 - Vila Alabama
Cep: 08110-550 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2963.2752
2. Paróquia do Bom Jesus das Oliveiras (1987)
Pároco: Pe. Luis Fernando de Souza
Rua Antônio D’Amim, 47 - Jardim das Oliveiras
Cep: 08122-190 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2963.2357
3. Paróquia de São Marcos (1987)
Pároco: Pe. Genivaldo Brás da Silva
Rua Jacareana, 87 - Jardim Camargo Novo
Cep: 08121-420 - São Paulo - SP
Tel.: (11): 2567.6992
4. Paróquia da Sagrada Família (2001)
Pároco: Pe. Marcus Fernando da Silva Santos
Rua Lourenço Franco do Prado, 04 - Jardim Mabel
Cep: 08142-230 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2561.2391
5. Paróquia de Nossa Senhora do Caminho (2004)
Pároco: Pe. Nivaldo de Jesus Santos
Rua Aníbal Rocha Porto, l8 - Jardim Laura
Cep: 08142-270 - São Paulo – SP
Tel. (11) 2569.9956
6. Paróquia de São Paulo Apóstolo (2005)
Pároco: Pe. Márcio Donisete da Silva Pinto
Rua Desembargador João Marcelino Gonzaga, 02 - Cid. Kemel II
Cep: 08130-250 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2569.8032

Setor Jardim Helena

1. Paróquia de Santa Rosa de Lima (1968)
Pároco: Pe. Márcio Santos Ramos
Vigário Paroquial: Pe. Roberto Vieira da Silva
Rua Santa Rosa de Lima, 723 - Parque Paulistano
Cep: 08080-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2581.7845
2. Paróquia de São José Operário (1987)
Pároco: Pe. Luciano Calado de Melo
Vigário Paroquial: Pe. Eduardo Nery Nunes
Rua Salinas de Mossoró, 50 - Vila Itaim
Cep: 08190-490 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2581.1092
3. Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (1993)
Pároco. Pe. Jefferson Duílio Santana
Rua Boiçuaiba, 242 - Jardim Helena
Cep: 08090-750 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2581.4707 / 2586.1079
4. Área Pastoral São Joaquim
Responsável: Pe. Eduardo Nery Nunes
Rua Freguesia de São Romão, 602 – Jardim Noemia
CEP 08180-150 – São Paulo - SP

Setor Silva Telles

1. Paróquia de Jesus de Nazaré (1987)
Pároco: Pe. Francisco das Chagas Germano Santiago
Rua Frei Fabiano de Cristo, 220 - Jardim Senice
Cep: 08150-545 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2513.1273
2. Paróquia de São José (1987)
Pároco: Pe. Cristiano Manoel Rocha de Lima
Rua Sagrada Família, 02 – Jardim Camargo Velho
Cep: 08140-520 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2025.6657
3. Paróquia de São Judas Tadeu (1997)
Pároco: Pe. Joemil Guilherme de Souza
Rua Dr. Alarico de Toledo Piza, 748 - Vila Silva Telles
Cep: 08110-180 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2566.6544
4. Paróquia de Santa Rita de Cássia (1998)
Pároco: Pe. Jair José Rosso
Rua José Pessota, 02 - Parque Santa Rita
Cep: 08150-020 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2514.0595
5. Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (2006)
Pároco: Pe. Lázaro Bispo Santos
Rua Isabel Morales O. Miragaia, 201 - Jardim Miragaia
Cep: 08161-300 - São Paulo - SP
Tel: (11) 2571.4850
6. Paróquia do Cristo Ressuscita
Pároco: Pe. Antonio de Oliveira Silva
Rua Ilha dos Marinheiros, 164 - Jardim Campos
Cep: 08151-730 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2515.0238

Setor Ponte Rasa

1. Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (1958)
Pároco: Pe. Wilson de Oliveira Salles
Rua Pe. João de Castro e Costa, 02 – Vila Pauabe
Cep: 03892-020 - São Paulo - SP
Tel: (11) 2280.5919
2. Paróquia de São Judas Tadeu (1958)
Pároco: Pe. Mário Guiselli Filho
Vigário Paroquial: Pe. Fábio Bertoldo Lira
Rua Santo Antônio do Riacho, 323 - Jardim Penha
Cep: 03757-020 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2546.6664
3. Paróquia de Santo Antônio (1960)
Pároco: Pe. Antonio Gouveia de Araújo
Praça Aires de Souza, nº 1.009 - Burgo Paulista
Cep: 03681-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2280.0387
4. Paróquia da Sagrada Família (1964)
Administrador Paroquial: Pe. Lício de Araújo Vale
Vigário Paroquial: Pe. Israel José Diógenes Gomes
Rua Oito de Janeiro, 254 -Vila Praia
Cep: 03626-010 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2958.2788
Fax. (11) 2958.8391
5. Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (1968)
Pároco: Pe. Fr. Lúcio Guido Pizápia, OFM
Rua Jaime Torres, 435 - Jardim Popular
Cep: 03670-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2791.6644
6. Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (1985)
Pároco: Pe. José Roberto Morelli
Rua Rafael Coelho Machado, 150 - Jardim Três Marias
Cep: 03676-050 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2280.2067
7. Paróquia de Santa Luzia (1995)
Pároco: Pe. Luiz Gonzaga Galdino
Rua Xambré, 150 - Vila Cisper
Cep: 03817-070 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 4111.9278
8. Paróquia de São José (1996)
Pároco: Pe. Paulo Roberto da Silva
Rua Jardim das Margaridas, 307 - Vila Buenos Aires
Cep: 03737-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2621.5076

Setor São Miguel

1. Catedral São Miguel Arcanjo (1630)
Pároco: Pe. Geraldo Antonio Rodrigues
Vigários Paroquiais: Pe. Agostinho José do Valle, OCD, Pe. Silvio Pereira de Castro, Pe. Paulo Henrique Prates da Silva
Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, 11 - São Miguel Paulista
Cep: 08011-010 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2032.4160 / 2031.9785
Fax: (11) 2031.9785
2. Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (1968)
Pároco: Pe. Vicente Frisullo, OSsT
Vigário Paroquial: Pe. Vicente de Paulo Dias Pereira,OSsT
Rua Garopá, 02 - Vila Curuça
Cep: 08030-410 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2035.5464
Fax: (11) 2035.6717
3. Paróquia de Santa Luzia (1986)
Pároco: Pe. Lucival de Souza
Rua Édipo Feliciano, 05 - Vila Jacuí
Cep: 08060-220 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2037.7532
4. Paróquia de Sant’Ana (1986)
Pároco: Pe. Josmar Santos Gavronski
Av. Moacir Dantas Itapicuru, 590 - Cidade Nova São Miguel
Cep: 08042.290 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2054.2033
5. Paróquia do Imaculado Coração de Maria (1998)
Pároco: Pe. Francisco Albuquerque Gomes
Vigário Paroquial: Pe. Alfredo Arcanjo da Silva
Rua Flor do Espírito Santo, 752 – Jardim Santana
Cep: 08050-080 - São Paulo - SP
Tel./fax: (11) 2052.7456
6. Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (2005)
Pároco: Pe. Edílson de Souza Silva
Rua Engenheiro César Polilo, 678-Vila Rosária
Cep: 08021-150 - São Paulo - SP
Tel: (11) 2032.5436
7. Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (2007)
Pároco: Pe. Elton Linhares
Rua Adão Manuel da Silva, 19 A – União de Vila Nova
Cep 08071-066 – São Paulo – SP
Tel. (11) 2297.2820
8. Paróquia de São José (2007)
Pároco: Pe. Jorge Luiz Manzini
Rua Erva da Goiabeira, 101 - Jardim Lageado
Cep: 08041-780 - São Paulo - SP
Tel: (011) 2051.2770


Topo

VOLTAR

 


Audiência Geral 23/04
Mensagem de Páscoa
São José e as famílias
  Publicidade

  2004©CopyRight Paróquia São 
José  All Rights Reserved.